O que você quer saber sobre o Fantástico? (Parte 3)

Neste texto termino a série de três posts sobre o Fantástico com as matérias do primeiro ano do blog FANTASTICURSOS.

No primeiro post, trouxe os conteúdos de Fantasia, Fantástico, Folclore e Mitologia. Para ler, clique aqui.

No segundo post, trouxe os textos relacionados a Ficção Científica e ao universo das Histórias em Quadrinhos. Para ler, clique aqui.

Hoje, trago o conteúdo sobre o Gótico e Horror. E aproveito para desejar a todos e todas um 2018 fantástico!

Gótico

JOGANDO LUZES NAS TREVAS (PARTE 1): CONHEÇA O GÓTICO COLONIAL BRASILEIRO

Na escola (quando se fala disso na escola) falou de Gótico no Brasil falou de Álvares de Azevedo e Noite na Taverna (1855), certo? Mas o Gótico em nossa terra possui um extensa história que, assim como as criaturas de suas narrativas, vem aos poucos saindo das trevas.

JOGANDO LUZES NAS TREVAS (PARTE 2): A CIÊNCIA GÓTICA CHEGA AO BRASIL

Aqui explico como a Literatura Gótica se manifestou no cenário urbano brasileiro no início do século 20 em resposta as mesmas questões que também o fizeram ressurgir nos últimos anos da chamada Inglaterra vitoriana (1837-1901) em obras como O médico e o monstro (1886), O retrato de Dorian Gray (1891) e Drácula (1897).

JOGANDO LUZES NAS TREVAS (Parte 3): O GÓTICO NO BRASIL DECADENTE

Nesta terceira e última parte dos primeiros momentos da Literatura Gótica no Brasil mostro como, além da Ciência Gótica, o Gótico se manifestou nas cidades brasileiras através por Decadentismo

FANTASMAS, BRUXOS E DEMÔNIOS: CONHEÇA O MUNDO GÓTICO NA ERA DA RAZÃO

2017 marca os 300 anos de nascimento do escritor inglês Horace Walpole (1717-1797), o fundador da Literatura Gótica com o romance O Castelo de Otranto (1764). Aqui eu mostro o lado gótico da Inglaterra durante o Século das Luzes além da obra de Walpole. 

OS MORTOS-VIVOS EXISTEM: A LEPRA NA LITERATURA GÓTICA

O fato da palavra “Lepra” ser usada no título deste post visa chamar a atenção para o enorme preconceito e medo que cerca essa doença que remonta aos tempos bíblicos e que a levou a mudar de nome para “Hanseníase”. Veja como esse imaginário foi usado na Literatura Gótica. 

LOBISOMEM (PARTE 2): O GUIA DA LITERATURA DE LOBISOMEM QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Na primeira parte deste post, que está entre os posts de mitologia que você pode acessar aqui,  apresentei um panorama do lobisomem na história da humanidade desde a sua origem na Mitologia, na História e no Folclore. Aqui neste post falo das metamorfoses do lobisomem literário

1732: O ANO EM QUE OS VAMPIROS DOMINARAM A EUROPA

Presença constante em quase todas as culturas ao longo da História, os vampiros vem assombrando a humanidade desde a Antiguidade em mitos e lendas. Veja aqui como eles invadiram o mundo da Literatura.

EPIDEMIAS, PESTES E DOENÇAS: PORQUÊ VOCÊ DEVERIA GOSTAR DELAS

As epidemias, pestes e doenças tem papel fundamental no desenvolvimento da Literatura Fantástica por serem a base para personagens e temas desta vertente literária, tais como o vampiro, o lobisomem, o zumbi e o futuro pós-apocalíptico.

Você tem medo de múmias?

5 RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ NÃO TEM MEDO DE MÚMIA

Em 2017 uma nova produção trouxe a múmia para o Cinema, mas por qual razão essa criatura não desperta o fascínio das novas gerações enquanto agente do medo?

DARK UNIVERSE: O QUE OS MONSTROS DA UNIVERSAL PODEM MOSTRAR HOJE?

Quais medos e ansiedades os monstros clássicos dos estúdios Universal podem representar hoje em relação a sua primeira encarnação entre as décadas de 1920 e 1950?

7 MONSTROS DE LOVECRAFT QUE VÃO ENCONTRAR VOCÊ EM 2017

2017 marca os 80 anos de morte do escritor norte-americano Howard Philips Lovecraft e os 100 anos de criação de sua primeira obra na fase adulta: “Dagon”. Conheça aqui as principais criaturas dos Mitos de Cthulhu.

E aqui termina a terceira parte do post de retrospectiva do primeiro ano do blog FANTASTICURSOS

Agradeço mais uma vez pela sua companhia neste ano. Na próxima semana começa o conteúdo inédito para fazer de 2018 um ano ainda mais fantástico pra você.

Se você gostou dos textos, que tal assinar o blog? É GRATUITO

E conheça também o canal do FANTASTICURSOS no youtube e a fanpage no Facebook, com conteúdos exclusivos em cada um.

Fontes utilizadas

Os textos que serviram de fonte para cada matéria aqui listada encontram-se em seus respectivos posts.

Seguir Alexander Meireles da Silva:

Professor Associado da UFG-Regional Catalão

Nerd, Doutor em Literatura Comparada, Mestre em Literaturas de Língua Inglesa e Especialista em Educação a Distância. Professor Associado de Língua Inglesa e Literaturas na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão e Pesquisador do Fantástico (Fantasia, Gótico e Ficção Científica) na Literatura e no Cinema.

Deixe seu comentário ai cabeça fantástica!