O que você quer saber sobre o Fantástico? (Parte 2)

Na semana passada comecei uma série de três posts com as matérias do primeiro ano do blog FANTASTICURSOS.

No primeiro post, trouxe os conteúdos de Fantasia, Fantástico, Folclore e Mitologia. Para ler, clique aqui.

Neste segundo post, trago os textos relacionados a Ficção Científica e ao universo das Histórias em Quadrinhos

E aproveito para desejar a todos e todas um Natal Fantástico!! Que Papai Noel, e não o seu ajudante sinistro venha te visitar na noite de Natal.

Ficção Científica

H. G. WELLS: PAI DA FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO VINTE

Alguns dos temas mais conhecidos e explorados pela Ficção Científica até os dias de hoje foram criados e desenvolvidos pela mente imaginativa de Herbert George Wells (1866-1946). Mas você sabia que ele tem papel importante no início da ficção científica brasileira?

O QUE ERA FICÇÃO CIENTÍFICA ANTES DA FICÇÃO CIENTÍFICA?

Apesar do termo “Ficção Científica” nascer na América do início do século 20, desde a Antiguidade é possível encontrar narrativas que poderiam ser consideradas antecessoras da Ficção Científica. Venha conhecer a Proto Ficção Científica.

1982: OS 7 FILMES DO ANO DE OURO DO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA

Os anos 80 são considerados os anos de ouro da Nerdice e dentro desta década o ano de 1982 se destaca pela qualidade de produções cinematográficas de Ficção Científica que exercem influencia até hoje.

TODO NEGRO QUER TER O CABELO LISO; OU YES, NÓS TEMOS FICÇÃO CIENTÍFICA

Considerado o Pai da Literatura Infantil no Brasil com a série O Sítio do Pica-Pau Amarelo, Monteiro Lobato também é autor de outras obras ligadas ao Fantástico, dentre os quais o polêmico romance de Ficção Científica O Presidente Negro (1926), marcado por ideias chocantes aos olhos de hoje em termos de racismo.

O QUE A PRINCESA LEIA REVELA SOBRE AS MULHERES NA FICÇÃO CIENTÍFICA

A morte da atriz Carrie Fisher, que deu vida a Princesa Leia da franquia Star Wars, lançou luzes sobre o lugar da mulher na Ficção Científica na Literatura e no Cinema. Conheça que são elas.

O QUE OS KLINGONS NOS ENSINAM SOBRE O SIMBOLISMO DOS ALIENÍGENAS NA FC?

A Ficção Científica tem no tema do encontro alienígena um dos temas centrais de suas narrativas. Mas como o seu simbolismo foi mudando ao longo das décadas para refletir os medos e ansiedade de cada época? 

VOCÊ GOSTA DE STAR WARS E GUARDIÕES DAS GALÁXIAS? ENTÃO VOCÊ CURTE SPACE OPERAS

As Space Operas talvez sejam a face mais facilmente identificável da Ficção Científica junto ao grande público, a ponto de uma série mais ligada a Fantasia, como Star Wars, ser vinculada a Ficção Científica. Mas o que é uma Space Opera? Descubra no post. 

30 ANOS DEPOIS…VOCÊ ESTÁ NO MUNDO CYBERPUNK DOS ANOS 80?

Ao completar 30 trinta anos em 2017, Robocop: o policial do futuro (1987) promove uma reflexão sobre a relação Homem x Máquina na sociedade ocidental de hoje.

WESTWORLD: ROBÔS, ANDROIDES, CIBORGUES OU AUTÔMATOS?

Lançada em 2016 pelo canal norte-americano HBO na ambiciosa posição de sucessora de Game of Thrones, a série Westworld vem recebendo elogios de público e crítica pelos episódios sobre a relação homem X robô e, dentre outros temas, a discussão da liberdade de escolha do ser humano.

BLACK MIRROR: POR QUE VOCÊ SE INCOMODA TANTO?

A série de ficção científica Black Mirror vem despertando comentários variados do público e uma sensação de incômodo pelas possibilidades (ou ameaças?) evocadas em seus episódios. 

The Handmaid's Tale

COMO VOCÊ PODE SOBREVIVER A DISTOPIA DE DONALD TRUMP

A eleição de Donald Trump como o 45° Presidente dos Estados Unidos da América trouxe várias duvidas sobre o futuro não apenas dentro da América, mas também para o mundo. Especificamente, o que ela representa para o Fantástico? Passado um ano o que se observa são vários pontos de contato da gestão de Trump com as Distopias literárias.

História em Quadrinhos

A PERVERSÃO SEXUAL DA MULHER-MARAVILHA POR TRÁS DOS QUADRINHOS

Tendo completado 75 de existência em dezembro de 2016, a Mulher-Maravilha mantém seu lugar como ícone das mudanças do papel da mulher a sociedade. Mas qual é a história por trás de sua origem? 

O PORQUÊ DE CAPITÃO MARVEL/SHAZAM SER O MAIOR SUPER-HERÓI DAS HQS

Criado no início da chamada “Era Dourada das Histórias em Quadrinhos”, no fim dos anos 30 e ao longo da década de 40, o personagem Capitão Marvel, hoje chamado de Shazam exemplifica o fascínio que mantém a figura do super-herói como uma representação do mito na cultura de hoje. 

7 INVESTIGADORES DO OCULTO PRÉ-CONSTANTINE PRA VOCÊ CONHECER

Mesmo a pessoa mais cética não pode negar que o oculto exerce um estranho fascínio sobre a humanidade. É a partir desta constatação que surge o personagem do Detetive do Oculto, que possui uma longa tradição na Literatura Ocidental e que encontra em John Constatine a sua representação mais atual.

O LADO POP DE LÚCIFER: POR QUE O DIABO FASCINA VOCÊ?

Fora a Idade Média, nunca o diabo esteve tanto na moda quanto hoje, quando não apenas temos, em 2017, a celebração dos 350 anos do poema épico Paraíso Perdido (1667) e a presença do personagem em séries de TV derivados de Histórias em Quadrinhos.

QUAL É O SEU SUPER GRUPO FAVORITO? DOS ARGONAUTAS AOS POWER RANGERS

2017 foi o ano dos super grupos no Cinema e nas Webséries: Power Rangers, Guardiões da Galáxia, Liga da Justiça, Guardiões e Defensores. No entanto, os grupos formados por indivíduos com habilidades especiais que se unem voluntaria ou involuntariamente para servirem a um propósito possuem uma longa tradição na Literatura e na Mitologia.

10 SUPER-HEROÍNAS QUE COMBATIAM O CRIME ANTES DA MULHER-MARAVILHA

Que a Mulher-Maravilha é a mais importante representante feminina dos super-heróis não há duvida alguma. Mas, ela foi a primeira de sua categoria? Descubra quem salvava o mundo antes do surgimento da Princesa Amazona.  

 

E aqui termina a segunda parte do post de retrospectiva do primeiro ano do blog FANTASTICURSOS

Agradeço mais uma vez pela sua companhia neste ano. Na semana que vem sai os posts sobre o Gótico.

Se você gostou dos textos, que tal assinar o blog? É GRATUITO

E conheça também o canal do FANTASTICURSOS no youtube e a fanpage no Facebook, com conteúdos exclusivos em cada um.

Fontes utilizadas

Os textos que serviram de fonte para cada matéria aqui listada encontram-se em seus respectivos posts.

Seguir Alexander Meireles da Silva:

Professor Associado da UFG-Regional Catalão

Nerd, Doutor em Literatura Comparada, Mestre em Literaturas de Língua Inglesa e Especialista em Educação a Distância. Professor Associado de Língua Inglesa e Literaturas na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão e Pesquisador do Fantástico (Fantasia, Gótico e Ficção Científica) na Literatura e no Cinema.

Deixe seu comentário ai cabeça fantástica!